Rui Rio: “É assim que o PS gere o dinheiro dos portugueses: com facilitismo e irresponsabilidade”

28 de agosto de 2021
PSD TAP

Este sábado, em Faro, Rui Rio acusou o Governo de António Costa de ser despesista e não apoiar as empresas portuguesas, conforme dados revelados pela OCDE recentemente que indicam que Portugal “foi o país que menos apoiou as empresas no decorrer da pandemia”. 
“Não falta dinheiro às grandes empresas mas falta às pequenas que são os principais geradores de emprego. Não falta dinheiro para a TAP, não faltou dinheiro para o Novo Banco e nem sequer falta dinheiro para acarinhar a EDP com perdões fiscais”, referiu o líder social-democrata no Fórum Nacional Autárquico acrescentando ainda que “é assim que o PS gere o dinheiro dos portugueses: com facilitismo e irresponsabilidade”.
 
Rui Rio desafiou também António Costa a esclarecer se o Governo vai insistir na nomeação de Vítor Fernandes para o Banco de Fomento, que está suspensa desde julho, ou se vai escolher “gente capaz” tendo em conta que o Banco de Fomento “é uma peça fundamental para recuperar a economia”. 
 
“O que foi fazer o Governo do PS, foi escolher alguém que tenha um trajeto profissional de êxito e de capacidade? Não, parece de propósito, foi buscar alguém que pertenceu ao pior período da Caixa Geral de Depósitos, ao pior período do BCP”, criticou. “Gostava de perguntar ao primeiro-ministro, ao dr. António Costa, relativamente ao presidente do Banco de Fomento, afinal como estamos? Fizemos um compasso de espera, mas agora gostaríamos de saber se vai para a frente com gente capaz ou se vai para a frente com aquele que queria nomear?”, questionou.
 
Em relação ao constante aumento da dívida pública portuguesa, o Presidente do PSD destacou que a mesma é da responsabilidade do poder central e não do poder local. “O endividamento do estado do português não se deve às autarquias mas a uma administração central despesista”, referiu.

Sobre a importância das próximas eleições autárquicas de 26 de setembro, Rui Rio realçou que “o PSD é o partido que mais fez no âmbito do poder local porque essa é a sua natureza”. Afinal de contas o Partido Social Democrata sempre foi o partido do Poder Local em Portugal.
 
Os Autarcas são essenciais no dia-a-dia das pessoas. São eles que resolvem diretamente os problemas dos munícipes.
Dia 26 de setembro está nas suas mãos. Está nas nossas mãos.