Rui Rio: desgaste do Governo advém da “sua própria incompetência”

4 de junho de 2021
PSD autarquicas2021 Governo poderlocal

Rui Rio afirma que o Governo tem vindo a sofrer um desgaste em resultado da sua própria “incompetência”, incapaz de responder aos problemas do quotidiano dos portugueses. Para o líder do PSD, a culpa está nas opções que o Primeiro-Ministro tem assumido, como, por exemplo, quando mantém ministros em funções que não estão à altura das responsabilidades.

Nas Caldas da Rainha, esta quarta-feira, onde presidiu à apresentação dos cabeças de lista do PSD aos 16 municípios do distrito de Leiria, o Presidente do PSD considerou “evidente que este Governo tem vindo a sofrer um desgaste pela sua própria incompetência”, sublinhando que o Primeiro-Ministro, ao não trocar ministros “que objetivamente já não deviam estar em funções, assumindo ele a responsabilidade por eles, provoca naturalmente esse desgaste”.

De acordo com Rui Rio, “há erros que o Governo tem cometido” e que merecem “um aviso por parte do eleitorado”, como seja “aquilo que aconteceu com a final da Liga dos Campeões” e que é “de uma injustiça enorme para os portugueses”, dado o impedimento da presença de público nos estádios de futebol desde março de 2020.

“Nós não podemos, mas os ingleses passam a poder fazer isso [assistir ao jogo] e a poder andar à pancada e a fazer as cenas que nós conhecemos, no meio da rua, em plena pandemia”, disse Rio, criticando facto de, posteriormente, ter havido “alguns membros do Governo a dizer que a coisa até correu bem”. “É caso para dizer: como é que seria se a coisa corresse mal?”, ironizou.

A “estes erros”, Rui Rio junta ainda “todos aqueles que são ligados ao ministro da Administração Interna”, Eduardo Cabrita, “que não acerta uma”.

Para o líder social-democrata, não sendo a primeira razão para a subida do PSD, o desgaste do Governo, “não deixa de ser também uma razão para, em caso de dúvida, se avaliar se o voto deve ir mais para o PSD ou se deve ir para uma continuidade” do PS.

Numa intervenção de 20 minutos, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, Rui Rio reafirmou a importância das eleições autárquicas, quer para o país quer para o partido. “Nós tomamos decisões que são absolutamente decisivas para a qualidade de vida das pessoas. Na nossa terra, são os autarcas que decidem muitas vezes se temos uma melhor ou pior qualidade de vida”, apontou.

Rui Rio acredita num resultado encorajador do PSD nas autárquicas, igualmente porque irá vingar a qualidade dos candidatos autárquicos apoiados pelo PSD. “Estou convencido de que vamos ter um bom resultado [nas próximas eleições autárquicas]”, afirmou, sublinhado a importância dessa subida “na implantação do partido”, dando-lhe “uma ajuda” para poder ter “melhores perspetivas de conseguir atingir o poder central”.

Ao eleitorado do distrito de Leiria, os 16 cabeças de lista apresentaram, por seu lado, um “contrato de confiança” em que se comprometem a fortalecer o poder local, promover a economia local, apostar no intermunicipalismo, reforçar o papel da sociedade civil e valorizar o papel das juntas de freguesia.