Rui Rio defende militar para coordenar “task force” da vacinação

3 de fevereiro de 2021
PSD #vacinacao #covid19 #pandemia

Rui Rio defende a nomeação de um militar para coordenar a estrutura do plano de vacinação contra a covid-19, em substituição de Francisco Ramos, que se demitiu esta quarta-feira. “Uma das possibilidades que temos era pedir o apoio das Forças Armadas ou mais concretamente do Exército, que têm formação nesta área” de logística, afirmou Rui Rio. 

Em declarações à imprensa, no Parlamento, o Presidente do PSD considera que “não se está a preparar” o país como deve ser na “vacinação em grande escala”, o que pode comprometer o próximo verão. “Se não o fizermos, deitamos fora o verão e damos ainda mais cabo da economia nacional e particularmente do turismo”, referiu. 

Rui Rio alerta que o processo de vacinação está atrasado, em particular na população idosa, como também acontece na administração da segunda dose, que em certos casos está a faltar. 

“Está preparado o país do ponto de vista logístico, das instalações, para dar 80 mil ou 60 mil doses, quando não consegue dar 10 mil doses?”, interrogou. 

Apesar de se tratar de uma questão de saúde, com a distribuição de vacinas contra a covid-19 – “um dos bens mais importantes e escassos em Portugal” –, Rui Rio diz que “grave é que as coisas continuem mal”. “O que se tem de fazer agora são as vacinas e tem a ver com saúde. É uma operada pesada do ponto de vista logístico”, frisou.