Rui Rio: atuação do Governo nos serviços públicos e na Saúde em particular é “uma desgraça”

18 de novembro de 2021
PSD servicospublicos Saúde sns Estado

Rui Rio considera “chocante” o estado do serviço de urgência do Hospital São Bernardo em Setúbal. Em visita às instalações desta unidade hospitalar, esta quinta-feira, acompanhado por uma delegação do grupo parlamentar do PSD, Rui Rio deparou-se com “um défice de instalações chocante no serviço de urgência”, que se repete um pouco por todo o país. “É chocante ver que uma pessoa precise de vir ao hospital, ter de vir a este – e muitos outros estão na mesma circunstância –, e de repente se vê ali nos corredores, muitas pessoas, idosos e não só”, disse.

O Presidente do PSD especificou que o estado do funcionamento desta unidade não se deve à pandemia por covid-19, “não é de ordem conjuntural”, mas “estrutural, que carece de uma atenção especial e aprofundada” e que se replica em vários hospitais públicos, razão que motivou a demissão em bloco de corpos clínicos e diretores de serviços. 

Além do estado de degradação no setor da Saúde, Rui Rio acusa o Governo de ter deixado os serviços públicos atingido um patamar de “desgraça”, quer na Segurança Social quer nos registos/lojas do cidadão.  “O balanço de governação do PS nos serviços públicos é uma desgraça. (…) Quase tudo piorou. Este é o balanço que podemos fazer da política de saúde. Ainda ontem recebi um email de uma portuguesa a contar o seu drama para obter a reforma a que tem direito”, declarou.

Sobre a reunião do Infarmed prevista para sexta-feira, Rui Rio aguarda por medidas adequadas para conter o avanço da pandemia. “Vamos obter informações que não temos. As propostas que fazemos não devem ser para obter notícias, mas devem ir de encontro ao que o país necessita”, referiu.