Rui Rio acusa IL de “fazer pior” do que o PCP ao promover um arraial

14 de junho de 2021
PSD santospopulares pandemia covid19

Rui Rio critica a Iniciativa Liberal por ter promovido um arraial-comício no sábado, em Lisboa, quando Portugal ainda não debelou a pandemia e com Lisboa a ser uma das maiores preocupações do país com a situação epidemiológica a dar sinais de agravamento na capital. 

“Como é possível a IL ter criticado o PCP e agora ainda fazer pior do que os comunistas? Para vencermos a covid-19 temos de ter todos respeito pelos outros e sentido da responsabilidade”, escreveu no Twitter

O Presidente do PSD afirma que “a arrogância não é arma contra a pandemia, nem a favor da recuperação económica”. “Assim, não!”, lamentou.

Rui Rio censura o arraial da IL, que juntou dezenas de mesas, quiosques de venda de bebidas e, sobretudo, centenas de pessoas, para festejar o Santo António, no Largo Vitorino Damásio, em Santos, uma ação contrária às recomendações das autoridades de saúde e que se encaixa no padrão da Festa do Avante! que a IL tanto censurou ao PCP. 

Recorde-se que, em agosto de 2020, depois de o PCP ter decidido manter a realização da Festa do Avante!, o presidente da IL alegava existirem “dois pesos e duas medidas em matéria de grandes eventos” e que a realização da Festa do Avante! colocava em causa “os sacrifícios dos últimos meses”, ao longo dos quais as regras de contenção da pandemia impediram a realização de festas. 

Rui Rio reitera que é necessário “ter todo o respeito pelos outros e sentido da responsabilidade”, mesmo que isso implique abdicar dos festejos tradicionais dos Santos Populares em 2021.