PSD submete relatório e contas de 2020 ao Conselho Nacional

1 de junho de 2021
PSD relatorioecontas2020 conselhonacional

O Partido Social Democrata submete ao Conselho Nacional para ratificação o relatório e contas do partido do ano de 2020.
O Passivo do partido fixou-se em 6,1 milhões de euros no final de 2020, em resultado de uma redução de 2,4 milhões de euros face a 2019, isto é, 28,4% face ao ano anterior.
No ano de 2019 o passivo tinha ficado em 8,5 milhões de euros.
Entre 2018 e 2020 a Direção de Rui Rio reduziu 8,3 milhões de euros no passivo do Partido.
Os resultados líquidos consolidados do Partido ascenderam ao valor positivo de 854 mil euros, valor em linha com os resultados positivos dos últimos anos.
O Ativo do Partido cresceu também no valor de 1,7 milhões de euros, reforçando a solidez financeira do PSD que regista o valor de 20,7 milhões de euros de fundos patrimoniais, isto é, uma situação líquida financeira muito positiva.
Em 2020 o PSD devolveu integralmente o montante de 469,3 mil euros à Assembleia da República, decorrente do recebimento em excesso de subvenção das eleições autárquicas de 2013. Em apenas dois anos, 2019 e 2020, o partido devolveu um total de 969,3 mil euros, um esforço significativo, mas absolutamente necessário, já que em causa estava a devolução de dinheiro dos contribuintes.
Em relação à campanha para as eleições Regionais dos Açores ocorridas em 2020 o PSD conseguiu um resultado em linha com as estimativas financeiras que não impactaram materialmente as contas do partido. O resultado líquido da campanha melhorou quase 200 mil euros face a 2016, em resultado do controlo financeiro e com bons resultados eleitorais.
Ao mesmo tempo, o partido manteve a sua dinâmica, incentivando a reflexão e a produção de ideias que alimentam o processo legislativo e político através do Conselho Estratégico Nacional ou inovando na inscrição online dos novos militantes que teve um forte impulso no início de 2021 com a inscrição com a chave digital do cartão de cidadão, através de um processo desmaterializado e inédito entre os partidos portugueses.
De referir, por último, o protocolo celebrado com o PSD Açores em 2020, que permitiu estabelecer as bases de acordo e implementação para a interligação dos sistemas informáticos da Sede Nacional com as do PSD Açores e para a uniformização do sistema de pagamento de quotas, com total respeito pela autonomia regional.