PSD defende “discriminação positiva” do interior na eleição de deputados

15 de junho de 2021
PSD jornadasparlamentares sistemaeleitoral Interior Portalegre portugal

Rui Rio anunciou que o PSD vai incluir, no âmbito da reforma do sistema eleitoral, “uma discriminação positiva” para o interior, que permita a estes distritos eleger mais deputados, bem como uma divisão dos círculos maiores.

À chegada a um almoço em Portalegre, no segundo dia Jornadas Parlamentares do PSD, Rui Rio recordou que o PSD tem em funcionamento quatro grupos de trabalho – revisão constitucional, sistema político, justiça e revisão dos Estatutos. “Todas as propostas que temos, contemplam haver alguma discriminação positiva em relação ao interior (…) O que é justo, na nossa opinião, é que eventualmente o primeiro e o segundo deputados de cada distrito possam ser dados por igual e depois fazer correções de forma técnica para que o sistema continue a ser proporcional”, explicou.

Para Rui Rio, o círculo de Portalegre, que apenas elege dois deputados, é o distrito “onde faz mais sentido dizer isso”, admitindo que eleger mais um ou dois deputados não resolverá o problema do interior, mas “ajudará qualquer coisa”. “O país deve fazer um esforço para reforçar a representatividade do interior da Assembleia da República sem estragar a proporcionalidade”, disse.

Outra proposta do PSD, revelou, passará por “não permitir que haja círculos eleitorais muito grandes”, dividindo os maiores, como os de Lisboa e Porto. “A única dúvida que temos é o caminho matemático que temos de seguir para garantir essa proporcionalidade", afirmou.

O objetivo é que estas propostas sejam apresentadas ainda antes do final da sessão legislativa.