O PSD e o PP espanhol são partidos do povo

7 de julho de 2025
PSD congressoppespanhol

O Presidente do PSD e Primeiro-Ministro garante que o Governo quer "mais segurança nas ruas" e mais "autoridade para a polícia", depois de ter acusado os Executivos socialistas de irresponsabilidade com a imigração.

"Mudámos as regras de imigração, queremos mais segurança nas ruas, mais autoridade para a polícia, um sistema de justiça que funcione. Para nós, o Estado de direito, o respeito pelos direitos e pela lei, é o primeiro valor da democracia. Se perdemos a base do Estado de direito, perdemos o respeito do povo", afirmou.

Luís Montenegro falava em Madrid, no congresso extraordinário do Partido Popular (PP), que decorreu no fim de semana, sendo um dos dois convidados internacionais do encontro, conjuntamente com o Presidente do Partido Popular Europeu (PPE), Manfred Weber.

O líder do PSD, que falou em espanhol, disse que os anos de governos socialistas em Portugal "estancaram o país e o seu desenvolvimento" e "tinham uma política migratória irresponsável, sem regulação e sem controlo".

Luís Montenegro acusou ainda os governos do PS de se terem radicalizado, fomentado "a fratura e a divisão", de terem piorado os serviços públicos de saúde e educação, de não terem uma política de habitação, de terem "aumentado sistematicamente" os impostos e de se terem unido com a extrema-esquerda e com a extrema-direita "nos corredores da política" para derrubar o executivo anterior, que liderava.

"Mas o povo uniu forças nas ruas para nos legitimar e aprovou a moção que mais importa, a confiança do povo. Hoje estamos a reformar Portugal e não estamos no Governo para manter o poder a qualquer preço", garantiu.

Luís Montenegro declarou que, como o PP espanhol, o PSD em Portugal "é o partido do povo", o "verdadeiro defensor do estado de bem-estar", que quer "boas contas" nas finanças públicas e tem objetivos de crescimento para a economia, que já baixou duas vezes os impostos e o fará uma vez mais, e acaba de mudar as regras da imigração.

Manifestando a certeza de que o PP liderará o próximo Governo em Espanha, Luís Montenegro considerou que esse cenário será o melhor para Espanha e para a Península Ibérica.

O PP reelegeu Alberto Núñez Feijóo Presidente do partido, num congresso em que foi o único candidato ao cargo. Além de ser o maior partido no Parlamento de Espanha, o PP está à frente dos governos autonómicos de 13 das 19 regiões e cidades autónomas do país.