O problema é a incompetência dos socialistas

14 de outubro de 2023
PSD incompetenciaps escolaesaude amarantepsd

Luís Montenegro considera que o estado da saúde e da escola pública se deve à “incompetência” dos governos socialistas.
“O Primeiro-Ministro acha que o problema das urgências são os utentes. Amanhã, talvez vá dizer que o problema das escolas são os alunos. Não, dr. António Costa, o problema nem são os utentes nem os alunos, o problema são os governos do PS e a incompetência dos governos do PS”, afirmou.
Perante 1300 militantes e simpatizantes, em Amarante, durante um jantar que assinalava os 10 anos da conquista pela coligação PSD/CDS desta autarquia, Luís Montenegro disse que “Portugal sofre as consequências da incompetência, da falta de sentido estratégico, da falta de coragem transformadora dos governos do PS”, recordando que, em 2015, quando o PSD saiu do Governo, o país “estava melhor do que agora”, em várias áreas, como a educação e a saúde.
“Na saúde, hoje há mais portugueses sem médico de família do que em 2015, com metade do dinheiro que hoje se gasta no sistema, nós tínhamos uma capacidade de resposta, um acesso dos utentes ao SNS melhor do que hoje existe em Portugal”, defendeu.
Na escola pública, não havia “inícios de anos letivos onde não faltavam professores nas escolas”, os “resultados nas disciplinas nucleares eram muito melhores” e não havia “professores em guerra aberta com a tutela”, disse.
Por isso, apontou o líder do PSD, “os grandes amigos das empresas privadas” têm sido “os socialistas, os comunistas e os bloquistas”, responsáveis pelo “abandono” dos sistemas públicos da educação e da saúde. “Na educação, como de resto na saúde, os maiores amigos das empresas privadas de saúde e de educação são os socialistas, os comunistas e os bloquistas que, ao abandonarem os sistemas públicos, a escola pública e as unidades de saúde públicas, empurram as pessoas para a oferta do sistema privado. (…) Só vai ao privado quem tem dinheiro e quem não tem dinheiro fica na porta do hospital, na porta do centro de saúde e na porta da escola que não tem professores”, salientou.
Antes, lembrou que no ensino privado “não há uma única vaga no país inteiro”, acrescentando que, “só no ensino secundário, 22% dos alunos portugueses já estudam em escolas privadas”.
Luís Montenegro acentuou as críticas: “Quem governou Portugal nos últimos anos não foi nenhum partido liberal, não foi nenhum partido neoliberal, de uma direita assustadora, quem governou Portugal foram os socialistas, os comunistas e os bloquistas”.
Luís Montenegro censurou ainda o “aumento da carga fiscal” no Orçamento do Estado para 2024, e acusou António Costa de ser “o maior cobrador de impostos da história de Portugal de todos os tempos”.
“Este orçamento dá uma aparência que está a dar com uma mão, mas com as duas vai fazer aquilo em que o dr. António Costa se tornou o grande especialista, a grande referência. António Costa é o maior cobrador de impostos da história de Portugal de todos os tempos”, qualificou.
O líder social-democrata concluiu que “há um movimento de mudança que vai levar o PSD ao governo de Portugal”, para “dar o futuro” que o país “merece”.