Governo “falhou clamorosamente” na oferta de alojamento estudantil

26 de setembro de 2022
PSD residenciasestudantis ensinosuperioremportugal

Luís Montenegro expressa preocupação com a falta de alojamento estudantil, um problema que se agrava, há vários anos com a governação socialista, e afeta os alunos deslocados das universidades e institutos politécnicos.

O Presidente do PSD, que recebeu esta segunda-feira, os dirigentes das Federações, Associações Académicas e Associações de Estudantes do Ensino Superior, critica a incapacidade do Executivo de António Costa, que se mostra incapaz de dar resposta às graves carências nesta área. “O Governo falhou, de forma clamorosa, com os estudantes em Portugal quando, em 2018, prometeu duplicar a capacidade de alojamento nas residências universitárias e, cerca de quatro anos volvidos, o número é exatamente o mesmo. Agora, há um novo objetivo para os próximos anos, mas naturalmente grassa muita apreensão no movimento estudantil e há todas as razões para isso”, afirmou.

O líder do PSD apelou, ainda, ao reforço de condições no acompanhamento da saúde mental dos estudantes e defendeu uma execução mais eficaz dos investimentos previstos no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Ensino Superior. “O PSD, quer através dos seus órgãos dirigentes e autarcas quer através dos seus deputados irá apresentar propostas neste domínio”, assegurou.