Desinvestimento do Governo prejudica estudantes do ensino superior

12 de outubro de 2022
PSD alojamentoestudantil ensinosuperiorportugal sentirportugalemevora

Luís Montenegro critica o “desinvestimento” do Governo no ensino superior, nomeadamente na oferta de alojamento para os alunos deslocados. 

Após uma reunião com a reitoria, estudantes da Universidade de Évora e com o corpo dirigente do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, esta quarta-feira, o Presidente do PSD apelou ao Governo para cumprir a promessa que fez, “há quatro anos”, de duplicação da capacidade de alojamento para estudantes. “Há um desinvestimento cuja consequência é haver menos 70% na oferta que era necessária para acolher os estudantes que procuram ir ao encontro das suas vocações e do esforço que fizeram para entrar nos cursos aos quais se candidataram”, afirmou.

A resolução do problema passa, segundo o líder do PSD, pelo reforço da cobertura nacional de alojamento para os estudantes deslocados, devendo o Estado “contratualizar com as autarquias locais, as instituições sociais e investidores privados”, de forma a serem construídas e disponibilizadas mais residências estudantis. “Está-se a criar um constrangimento, um bloqueio que, em muitos casos, vai inviabilizar que os alunos possam prosseguir as suas vidas académicas”, referiu.

Como nota positiva das reuniões de trabalho desta manhã, Luís Montenegro enalteceu a ação do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, enquanto “exemplo muito elucidativo do que é possível fazer para contrariar a tendência de despovoamento do interior”, infraestrutura que “aposta em inovação, investigação, empreendedorismo e na criação de novos equipamentos”, que atrai e fixa “talento, empresas, oportunidades de emprego” e, por consequência, acaba “por dinamizar a economia nacional e regional”.