Creches gratuitas para todas as crianças

7 de março de 2023
PSD creches violenciadomestica equidade mercadolaboral diadamulher

Luís Montenegro defende o acesso universal e gratuito às creches, mobilizando para o efeito “os setores público, social e privado”. “É possível, e eu creio que é desejável, que a oferta pública de acesso gratuito e generalizado às creches possa ter sequência nos jardins de infância e nas amas”, declarou.

No encerramento do debate “Mulheres e o Mercado de Trabalho”, esta terça-feira, em Lisboa, e que contou com a presença de Manuela Ferreira Leite, o líder do PSD reconheceu que a conciliação da vida familiar com a vida profissional não está a ser assegurada, mas é um dever dos governos promover mais “flexibilidade”. “As políticas públicas têm de ter resposta para isto”, reafirmou.

Sobre a violência doméstica em Portugal, Luís Montenegro lamentou os números de mulheres e crianças assassinadas em 2022 (24 mulheres e 4 de crianças) num total de 40 mil crimes reportados. “Não nos podemos conformar com a violência doméstica. A nossa sociedade só será justa quando este número for zero”, frisou.

Por sua vez, Manuela Ferreira Leite salientou que o envelhecimento e a baixa natalidade constituem os principais problemas do país.

Quanto às “dificuldades que existem na conciliação entre a profissão e a família”, ex-líder do PSD aludiu que “é um problema que afeta toda a família”. 

Esta iniciativa, que se realizou na véspera em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, desdobrou-se por dois painéis. O primeiro, intitulado “Conciliação entre vida profissional e pessoal”, teve como oradores Paula Cosme Pinto (cronista e blogger), Maria João Ricou (Senior partner da Cuatrecasas), Inês Odila (Country Manager da Coverflex) e Hélder Rosalino (administrador do Banco de Portugal). O segundo painel – “(Des)igualdade salarial” – teve as intervenções de Paulo Simões (Lisbon Office Leader da Egon Zehnder), Sara Falcão Casaca (professora catedrática do ISEG), Manuela Doutel Haghighi (Global Customer Success Director da Microsoft) e Margarida Ramos Pereira (Tax Partner, Deloitte e Board Member da PWN Portugal). Inês Palma Ramalho, vice-Presidente do PSD, fez a abertura do debate.