Autarcas do PSD decidiram adiar o Congresso Nacional

27 de novembro de 2020
PSD ASD

O 9.º Congresso Nacional dos Autarcas Social Democratas deveria realizar-se este ano, mas devido à atual situação relacionada com a Covid-19, o mesmo foi adiado, esperando que tal possa ser concretizado no primeiro semestre do próximo ano.

Segundo os Estatutos dos ASD, o Congresso Nacional realiza-se de 2 em 2 anos. O 9.º Congresso, a realizar em 2020, de natureza não eletiva, estava previsto para o Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro no dia 9 de maio último.

Por causa da situação pandémica, resultou da articulação entre a Comissão Política Nacional e a Mesa do Congresso, a decisão sobre o adiamento do 9.º Congresso até haver condições para o efeito. Ainda havia muito pouca informação sobre o vírus que assolou o mundo e achou-se mais prudente optar pela sua não realização.

Volvidos estes meses, e considerando a situação que se vive com a pandemia da doença Covid-19, as restrições com que a generalidade da população está confrontada, os riscos para a saúde pública da concentração de autarcas num espaço fechado e a agenda dos autarcas que têm como prioridade o apoio às populações e à economia que implicam dificuldades de agenda, o Presidente da Comissão Política Nacional dos ASD propôs aos Conselheiros Nacionais reunidos esta noite, através de videoconferência, novo adiamento do Congresso.

O Presidente dos ASD, Hélder Sousa Silva, justificou ainda a proposta com o facto de os autarcas terem “a obrigação moral de não usar as exceções da Lei para realizar o evento político que apenas representaria uma provocação, face aos condicionamentos atuais com que a sociedade se confronta.”
Esta proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes na reunião.

Assim sendo, o 9.º Congresso Nacional dos ASD realizar-se-á no primeiro semestre do próximo ano, se houver condições para tal.