Atrasos nos apoios do Estado estão a estrangular empresas

4 de outubro de 2023
PSD empresasnacionais apoiosdoestado iapmei

Pedro Reis manifesta preocupação pelos “numerosos e crescentes gritos de alerta e apelos de ajuda” das empresas exportadoras, que se queixam de atraso nos apoios e pagamentos por parte do Estado.
São 10 as perguntas que o coordenador do Movimento Acreditar dirige ao Governo, razão pela qual o Grupo Parlamentar do PSD decidiu solicitar “o agendamento urgente de audições do ministro da Economia e do Mar, bem como do Presidente do IAPMEI, em sede de Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação”.
“Chegam-nos múltiplas evidências de atrasos nas avaliações, nos pagamentos, na análise dos dossiers e na tramitação. É transversal os problemas e os alarmes que as empresas nos fazem chegar”, afirmou.
Em conferência de imprensa, esta quarta-feira, em Lisboa, Pedro Reis sublinha que as empresas exportadoras estão “por receber reembolsos quer do Ministério da Economia, do IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação e de organismos intermédios do Estado”.
“Estes estrangulamentos adicionais de tesouraria derivados dos pagamentos devidos pelo IAPMEI no âmbito dos vários Programas de Incentivos são graves, incompreensíveis e inaceitáveis. (…) Não podemos, como País, deixar cair empresas saudáveis (que geram emprego critico) por estrangulamentos de tesouraria assacáveis aos atrasos nos pagamentos dos incentivos devidos e prometidos por parte do Estado. Não podemos deixar morrer projetos estratégicos e estruturais por falta de resposta da Tutela e dos Organismos Públicos. (…) As empresas não querem nem justificações nem promessas: querem compromissos, execução e resultados. Urgentemente”, declarou o coordenador do Movimento Acreditar.
Pedro Reis salienta que esta situação, “plena de falhas de gestão, de ausência de estratégia e de bloqueios nos processos e nas plataformas, de escassez de equipas de acompanhamento, traz um atraso nos pagamentos às empresas”, ao ponto de acarretar “um risco grave de abandono de projetos de investimento e de perda de oportunidade de mercado e de internacionalização por parte dos seus promotores”.
Leia aqui as 10 perguntas que o PSD dirige ao Governo e ao IAPMEI.