Reforma do SEF é apenas “conjunto de intenções” e “cortina de fumo”

19 de março de 2021
Grupo Parlamentar SEF Administração Interna

O PSD considera que a reforma do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciado pelo Governo é apenas “um conjunto de intenções” e “uma cortina de fumo” para desviar atenções de “uma grande fragilidade” do Ministro da Administração Interna.

“O que o Ministro veio hoje dizer é que desde setembro/outubro do ano passado nada evoluiu, ou seja, a reforma do SEF continua a ser um mero ‘powerpoint’, porque nem sequer sabemos qual é o processo legislativo em curso, porque o Governo não o anuncia, não está no parlamento, os sindicatos não o conhecem”, afirmou o deputado do Duarte Marques.

Para o social-democrata, o ministro Eduardo Cabrita limitou-se a reafirmar “um conjunto de intenções e a dizer que as competências do SEF vão ser distribuídas pelas várias forças de segurança”. Este anúncio, adianta Duarte Marques, cria a “convicção que o Ministro não sabe o que quer fazer e confirma o que já suspeitávamos: que a reforma do SEF era apenas uma cortina de fumo, uma manobra de distração após as polémicas em que o Ministro se envolveu”, apontou.

Prova disso, recorda o deputado, é o facto de Eduardo Cabrita já ter anteriormente garantido que a reforma estaria pronta até dezembro passado, depois até março. No entender do social-democrata, o Ministro só voltou hoje ao tema “para ganhar tempo”.

Não há qualquer reforma em curso, tudo não passa de um conjunto de intenções, se o Ministro tivesse uma ideia concreta sobre o que quer fazer já a tinha anunciado e já a tinha aprovado”, salientou, frisando que o PSD continuará à espera de saber “em concreto de que reforma se trata”, considerando que até agora “tudo não passa de um conjunto de ‘soundbytes’ e de manifestações de intenção”.