PSD quer que o Governo divulgue com urgência números da atividade assistencial do SNS em 2021

11 de abril de 2022
Grupo Parlamentar Saúde

O PSD apresentou 2 requerimentos a solicitar à Ministra da Saúde a divulgação urgente dos números da atividade assistencial do SNS em 2021, bem como o número de rastreios oncológicos realizados em 2021.

Nos requerimentos, assinados pelos deputados Ricardo Baptista Leite, Rui Cristina e Pedro Melo Lopes, os parlamentares recordam que, no debate do Programa do Governo, o Primeiro-Ministro referiu-se aos números da atividade assistencial do Serviço Nacional de Saúde em 2021, comparando com os números do ano de 2019. Nessa declaração, recordam, “o Primeiro-Ministro sublinhou um diferencial positivo de 4.819 consultas médicas e 4.687 cirurgias realizadas em 2021, em relação a 2019”, concluindo António Costa que “o SNS já está a produzir mais do que o que produzia em 2019, a atender mais doentes e a fazer mais cirurgias”.

Uma vez que os números da atividade assistencial de 2021 não são ainda conhecidos, os sociais-democratas instam o Governo a divulgar com urgência o número de consultas em cuidados de saúde primários, discriminando consultas presenciais e não presenciais, o número de consultas hospitalares presenciais, o número de cirurgias programadas realizadas em hospitais públicos, parcerias-público privadas, protocolados e convencionados e o número de cirurgias urgentes.

Num segundo requerimento, os parlamentares lembram que a Ministra da Saúde garantiu, a 4 de fevereiro de 2022, que o diagnóstico precoce voltou aos resultados obtidos nos anos de pré-pandemia, concretizando que, em 2021, foram rastreadas ao cancro do cólon e reto mais 57 mil pessoas (+44%) do que em 2019. Na mesma declaração, lembram, Marta Temido afirmou ainda que a cobertura do rastreio foi melhorada, aumentando o número de unidades funcionais que asseguraram os três rastreios de base populacional.

Face a estas declarações, os deputados do PSD querem que a Ministra informe com urgência o número de rastreios oncológicos realizados em 2021, discriminando o rastreio realizado por patologia associada.