PSD obteve uma clara vitória política nas eleições autárquicas

29 de setembro de 2021
Grupo Parlamentar eleicoesautarquicas2021

José Silvano considera que o PSD obteve uma “clara vitória política” nas eleições autárquicas e que está agora em “melhores condições de ser alternativa a este Governo em 2023”.

Numa declaração política na Assembleia da República, o deputado e Secretário-Geral do PSD afirmou que o PSD conseguiu atingir todos os objetivos a que se propôs: ter mais presidências de Câmara, ter mais eleitos em todos os órgãos municipais, ter maior número de votos, a recuperação do concelho de Lisboa e o reforço da implantação nas áreas metropolitanas, a conquista da maioria absolutíssima das capitais de distrito e a subida exponencial no Alentejo.

Eleitos os órgãos autárquicos, o social-democrata frisa que agora é o momento de nos concentrar-nos no reforço das suas atribuições e competências para dar resposta à recuperação da economia e à aplicação dos fundos comunitários. Este plano, recorda o deputado, foi propagandeado pelo “Primeiro-Ministro que percorreu o País a prometer tudo a todos” afirmando que os autarcas seriam os seus executores. Terminado o período eleitoral, adianta José Silvano, o PSD cá estará para “monitorizar e fiscalizar essas promessas em todas as autarquias do País”.

Os portugueses estão fartos de promessas e não esqueceram que durante a pandemia, o Governo prometeu mais do que podia cumprir e tiveram que ser os autarcas a apoiar as famílias e as empresas onde o Governo falhou”, acusou o deputado.

O social-democrata declarou ainda que o PSD pretende aferir e introduzir alterações legislativas que reforcem a autonomia e o poder de decisão dos Presidentes de Câmara, permitindo o aumento de meios financeiros para fazer face a este tipo de situações extraordinárias. Continuamos a defender os nossos objetivos de sempre, como o equilíbrio orçamental das autarquias e a redução do seu endividamento, “mas não podemos ignorar que as autarquias precisam de meios não só para os momentos de emergência, como para impulsionar a retoma económica e social no período de pós-pandemia”, afirmou.