PSD exige mais respostas para incentivar o emprego jovem e menos propaganda

3 de dezembro de 2020
Grupo Parlamentar Juventude

Alexandre Poço lembrou, esta quinta-feira, que Portugal tem uma das mais elevadas taxas de desemprego jovem da União Europeia, o que faz com que “um em cada 4 jovens portugueses estão hoje sem emprego”. Para o deputado e líder da JSD, é “urgente resolver este problema, agravado pela pandemia, com mais ação, mais respostas que incentivem a contratação e a manutenção de emprego jovem, e menos propaganda, visto que essa não gera um único emprego”.

Numa declaração política no Parlamento inteiramente focada nos jovens portugueses, Alexandre Poço fez o retrato das suas dificuldades – são “o grupo etário com uma taxa de risco de pobreza mais elevada” – e sublinhou que “os jovens não precisam de continuar a ouvir elogios ocos por serem a ‘geração mais qualificada de sempre’ se essa qualificação não for acompanhada de uma remuneração própria de um país europeu e de uma economia desenvolvida”.

Segundo o deputado social-democrata, “as novas gerações exigem um país com igualdade de oportunidades - económica, social, territorial, cultural. Um país em que o que alcançamos na vida está mais relacionado com o esforço e o trabalho de cada um, e não é enviesado por um sistema distorcido, onde a cunha, o favor ou a rede de contactos substituem a Educação como elevador social.”