Portugal precisa de “um regime fiscal mais favorável” para os jovens

29 de setembro de 2022
PSD jovensportugueses Juventude politicaspublicasportugal

Luís Montenegro defende “um regime fiscal mais favorável” para os jovens, mesmo que isso implique “romper com algum preconceito” na sociedade portuguesa sobre a concretização de uma medida desta natureza.

Na conferência “Em nome do futuro: os desafios da Juventude”, promovida pela Rádio Renascença e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, esta quinta-feira, em Lisboa, o Presidente do PSD propôs que os jovens paguem “uma taxa de IRS máxima de 15%”. “Se queremos projetar o futuro, as próximas décadas, temos de ousar para os jovens um regime fiscal efetivamente mais favorável”, afirmou. 

Para Luís Montenegro, as políticas públicas devem dar resposta às “inquietações e problemas” dos jovens num horizonte de 15, 20 anos – na natalidade, no ensino, na formação e no emprego –, que incentivem a “capacidade empreendedora” da juventude e ponham ao serviço da economia “a geração mais qualificada de sempre”.

O Presidente do PSD reafirmou, em concreto, a urgência de um Programa Nacional de Atração, Acolhimento e Integração de Imigrantes para promover “uma economia competitiva” e assegurar “a sustentabilidade da segurança social”. “E se há melhor maneira de promover um programa destes é atrair jovens para estudar em Portugal (…) Há vários exemplos de países que promoveram programas desta natureza e têm resultados muito significativos, o Canadá, a Nova Zelândia, a Alemanha e a Austrália”, assinalou.

Luís Montenegro considerou também que, no que toca aos salários e à progressão nas carreiras, a administração pública deve dar o exemplo para ser apelativa entre os jovens. E apontou que “um jovem licenciado hoje que vá para a administração pública, quadro superior, começa por ganhar remuneração muito pouco acima do salário mínimo nacional” e a sua “perspetiva de progressão na carreira é muito limitada”, alertando que essa “não é propriamente a forma mais atrativa de ir buscar os melhores”.