Grupo Parlamentar

Últimas notícias

Nota de Pesar - Francisco Pinto Balsemão
22 10 2025

Vitória autárquica do PSD revela confiança dos portugueses no Primeiro-Ministro e no Governo
14 10 2025

Voltámos a ser o maior partido autárquico em Portugal
13 10 2025

Lisboa precisa de Carlos Moedas
10 10 2025

Os nossos candidatos têm os melhores projetos de governação local das populações
09 10 2025
O PSD deu hoje um contributo decisivo para a retoma da atividade dos tribunais, aproximando-a da normalidade possível, com a apresentação de propostas de alteração a uma proposta de lei do Governo que não servia plenamente os interesses do sistema de Justiça e do País.
Amanhã será votada em plenário a iniciativa que os social-democratas levaram à 1ª Comissão (Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias) e que define que:
- A regra passe a ser a realização de diligências presenciais (julgamentos e inquirição de testemunhas), com respeito pelas regras definidas pela Direção Geral de Saúde.
- Sempre que tal não seja possível, as diligências serão feitas por videoconferência ou videochamada a realizar num tribunal.
- No caso de diligências em que intervenham partes, testemunhas ou mandatários maiores de 70 anos ou portadores de doença de risco, a videoconferência ou videochamada será feita através do seu domicilio legal ou profissional.
- Os processos executivos ou de insolvência deixarão, por regra, de ficar suspensos, com exceção das diligências de entrega judicial da casa de família, que serão retomadas após a cessação da situação epidemiológica.
- Os Tribunais devem estar dotados de meios de proteção e higienização determinados pela Direção Geral de Saúde (máscaras e gel desinfetante).
- Estas novas regras entram em vigor 5 dias após a sua publicação, isto é, no próximo dia 20 de Maio, caso o processo legislativo decorra com normalidade, o que se prevê que ocorra.