PSD chama ao Parlamento a Presidente do Conselho de Administração da TAP

14 de abril de 2022
Grupo Parlamentar TAP

O PSD quer ouvir no Assembleia da República a Presidente do Conselho de Administração da TAP, Christine Ourmières-Widener. Num requerimento, dirigido ao Presidente da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação e Planeamento, os deputados do PSD justificam o pedido com a necessidade de avaliar a situação económica e financeira da empresa.

A acumular resultados negativos desde 2018, os parlamentares referem que os apoios à TAP aprovados em 2021 envolvem um auxílio do Estado no valor de 3,2 mil milhões de euros, ao mesmo tempo que a empresa registava um prejuízo de quase 1.600 milhões de euros, o que equivale a cerca de 4,3 milhões de euros por dia.

No documento, os deputados lembram ainda que, apesar dos apoios dados à empresa assumirem “um peso muito expressivo na mobilização de recursos públicos”, a empresa alterou, “de forma incompreensível”, a prioridade das suas rotas, nomeadamente a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, eliminando alguns dos voos “com prejuízos evidentes para toda a região norte”.

Sendo a situação económica e financeira da TAP um motivo de natural interesse e preocupação para todos os portugueses, pelas implicações que tem no contexto nacional, os sociais-democratas consideram que é necessário ouvir com urgência Christine Ourmières-Widener.