Parlamento aprova resolução do PSD para inclusão do desporto no acesso aos fundos europeus

14 de maio de 2021
Grupo Parlamentar Desporto Fundos Comunitários

O Parlamento aprovou esta sexta-feira o Projeto de Resolução do PSD defende a inclusão do desporto no acesso aos fundos europeus, quer através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer do próximo quadro comunitário.

No Projeto, aprovado apenas com a abstenção do PS, o PSD sublinha que “o desporto em Portugal emprega diretamente mais de 75 mil pessoas e gera o equivalente a 1,13% do Produto Interno Bruto”, de acordo com um relatório europeu.

Face a esta relevância, o PSD quer que o Governo cumpra com uma resolução aprovada pelo Parlamento Europeu que “insta os Estados-Membros a assegurarem que os fundos nacionais de apoio, os fundos estruturais e os planos nacionais de recuperação e resiliência apoiem o setor do desporto”.

Os deputados do PSD pedem ainda ao executivo que implemente, no quadro dos fundos europeus, “programas e medidas específicas que assegurem a integração do setor do desporto nas linhas de financiamento e mecanismos extraordinários de apoio previstos a nível nacional e comunitário”.

O Projeto de Resolução defende também que o Governo crie uma linha de financiamento para a realização de eventos desportivos internacionais em Portugal e financie a implementação de um plano de valorização dos Centros de Alto Rendimento, apostando na sua promoção internacional.