Desporto: Além de não apoiar, Governo cortou financiamento das federações

4 de maio de 2021
Grupo Parlamentar Desporto Fundos Europeus

Emídio Guerreiro acusa o Governo de, em plena pandemia, não só não apoiar as federações desportivas, como ainda efetuar um corte entre os 10% e os 15% no financiamento previsto nos contratos-programa. Numa declaração aos jornalistas na Assembleia da República, o deputado recordou que, em junho de 2020, o Governo falou pela primeira vez na criação de um fundo para o desporto português. Esse fundo, recorda o deputado, acabou por ser aprovado 9 meses depois, em março deste ano, mas até hoje continua sem estar disponível. “Ninguém recebeu um cêntimo deste dinheiro que anda a ser anunciado há quase 1 ano”, assinalou o parlamentar.

Além desta promessa que continua sem ser concretizada, Emídio Guerreiro afirmou que na elaboração do PRR, por opção do Governo, o Desporto foi excluído e passou a ser “um parente ainda mais pobre”. Ao contrário do que se passou em outros países, que decidiram dar dignidade e sobretudo valorizar o Desporto enquanto elemento para a transformação social, o deputado revelou que o Governo português optou por ignorar este setor e por ainda ir cortar o seu financiamento.

Para Emídio Guerreiro, “não é possível continuar com esta política de empobrecimento do Desporto”. Nesse sentido, adianta, ganha uma nova importância o Projeto de Resolução que o PSD apresentou e que defende que o Desporto seja tratado com dignidade e que possa ter acesso aos fundos comunitários. De acordo com o deputado, o Projeto do PSD é a oportunidade para os restantes partidos serem consequentes com o que disseram nas audições das federações e permitirem que estas entidades acedam aos fundos europeus.