Orçamento do PS é uma trapaça e não combate a inflação

27 de outubro de 2022
Grupo Parlamentar

O PSD acusou hoje o Governo de vários pecados orçamentais, entre eles o de não combater a inflação e de aplicar cortes nas pensões. 

Numa intervenção em plenário, na Assembleia da República, o vice-presidente do grupo parlamentar, Hugo Carneiro, afirmou que o governo apresenta um Orçamento do Estado para 2023 que não respeita os rendimentos dos portugueses. “Mil milhões serão cortados na base de atualização das pensões para o futuro. Não é cumprir a palavra honrada. Até as vacas perderam as asas”, denunciou o parlamentar, recordando o momento em que o primeiro-ministro ofereceu uma vaca voadora à ex-ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, no anterior governo socialista.

Por seu turno, o deputado Duarte Pacheco confrontou o ministro das Finanças com a perda de poder de compra dos portugueses. Para o PSD a proposta do governo para 2023 é “uma verdadeira trapaça orçamental”. "Pensa o senhor ministro, que os portugueses vão na cantiga? Os portugueses não são parvos. Quando vão ao supermercado, percebem que as coisas estão mais caras”, concluiu Duarte Pacheco, acusando ainda Fernando Medina de recorrer “em força” às cativações orçamentais.