OE2021: Ministro das Finanças mentiu aos portugueses

19 de novembro de 2020
Grupo Parlamentar Orçamento do Estado 2021

Duarte Pacheco acusa o Ministro das Finanças de mentir ao dizer que o PSD quer aumentar a despesa do Orçamento do Estado em 700 milhões de euros. Em declarações aos jornalistas, o coordenador do PSD na comissão de Orçamento e Finanças frisou que esta afirmação do governante visa desviar a atenção dos portugueses. “Não atirem areia para olhos dos portugueses, não desviem as atenções da má gestão da crise pandémica que estamos a viver, nem das propostas que estão a aceitar do PCP, essas sim que ascendem a muitas centenas de milhões de euros”, afirmou o deputado.

De acordo com o social-democrata, as propostas de alteração ao Orçamento que o PSD apresentou têm contrapartida e as que não têm, como por exemplo a que visa atribuir a todos os portugueses um médico de família, pretende fazer com que uma promessa do Primeiro-Ministro se concretize. “Não acredito que o senhor Primeiro-Ministro tenha feito essa promessa e que diga que vai dar um médico de família aos portugueses e que não tenha já contemplado esse valor. Logo, não acresce despesa ao que o Orçamento já prevê.”

Duarte Pacheco rejeitou ainda as acusações de falta de responsabilidade. Segundo o parlamentar, “o PSD é um partido responsável” e por ser responsável é que há propostas que estão no seu ADN e que o PSD defende, como por exemplo a redução de impostos, e que não foram apresentadas por não estarmos num momento de equilíbrio financeiro, mas sim com um défice de 7%.