Obesidade: é urgente reforçar a prevenção e garantir os meios certos para o tratamento

18 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar Obesidade

O PSD apresentou um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a implementação e cumprimento de medidas de combate à obesidade. Na apresentação da iniciativa, Alexandre Poço afirmou que, com base nos números desta doença em Portugal, “podemos assumir que a prevenção da obesidade está a falhar e o tratamento é claramente insuficiente. É urgente reforçar a prevenção e garantir os meios certos para o tratamento.”
Segundo o deputado, a Organização Mundial de Saúde considera a obesidade como sendo a epidemia global do século XXI, tendo em conta o facto de afetar tanto homens como mulheres de qualquer idade a nível mundial, ainda que, com mais expressão nos países desenvolvidos.

Portugal, adianta o deputado, infelizmente não foge à regra dos países desenvolvidos e de acordo com a Direção Geral de Saúde, em 2015, o excesso de peso atingia mais de um quarto das crianças e adolescentes e mais de metade da população adulta.

Face a este cenário, Alexandre Poço frisa que o foco na prevenção precisa de ser revisto e melhorado significativamente. “Analisar os hábitos alimentares de forma regular e orientar as políticas a seguir com base nos resultados; reforçar o papel da nutrição e da psicologia no SNS; maior sensibilização pública sobre as escolhas alimentares; reforçar e incentivar a prática de atividade física e de estilos de vida saudáveis, nomeadamente a partir da idade escolar e da adolescência; capacitar todos os cidadãos para escolhas conscientes.” Por outro lado, refere o social-democrata, no tratamento, importa garantir que os fármacos atualmente utilizados e devidamente autorizados pelo INFARMED no combate à obesidade sejam comparticipados pelo SNS, tendo em conta o elevado custo que torna o seu acesso difícil de comportar para as famílias portuguesas.

“A estratégia é clara e amplamente reconhecida na comunidade médica e científica: prevenção ao longo da vida para reduzir a necessidade de tratamento; serviços de tratamento para apoiar pessoas afetadas pela obesidade; intervenção precoce para melhorar o sucesso do tratamento”, rematou o deputado.