Liga dos Campeões: Duarte Marques fala em “traição política” e quer saber quem é que enganou quem

31 de maio de 2021
Grupo Parlamentar Administração Interna Desporto

Duarte Marques considera que o que aconteceu com a final das Ligas dos Campeões foi “uma traição política”. Numa declaração à TSF, o deputado do PSD recorda que nos foi garantido que havia uma bolha de segurança para os adeptos ingleses, mas que não só não houve, como agora ficámos a saber que nunca esteve previsto. “Temos de saber quem é que enganou quem”, afirma o social-democrata.

De acordo com Duarte Marques, os portugueses têm tolerado de forma compreensível e até muito cumpridora as limitações à nossa liberdade de movimentos e, como tal, não podem ser “enganados” desta forma nem sentir que há uma diferença de tratamento e que há filhos e enteados.
Os portugueses estão a perder a confiança no Estado e, sobretudo, neste Governo, porque esperávamos que não houvesse uma traição política como está a acontecer neste caso. É normal que os portugueses fiquem confusos com informações contrárias sobre o que deve ser o seu comportamento. No dia a seguir aos festejos do Sporting vieram dizer que tínhamos de aprender com os erros, mas já chega. Já tivemos muitas oportunidades de aprender com os erros, há uma altura que temos de começar a evitar os erros”, afirmou.

Além de “uma grande incompetência na previsibilidade e organização” de uma situação como esta, o deputado refere que assistimos a mais um ato de “grande cobardia política”, porque os responsáveis nem sequer assumem as responsabilidades. “Quando toca a anunciar este tipo de eventos todos querem estar na primeira fila, quando corre mal ou tentam fugir às responsabilidades ou ficam cobardemente calados sem dar a cara”, assinalou.

O social-democrata criticou ainda o Presidente da Câmara do Porto, que tinha vindo garantir que não havia qualquer perigo, quando na realidade o que aconteceu no Porto foi exatamente o mesmo que aconteceu com a Câmara de Lisboa e os festejos do Sporting.