Lei Eleitoral Autárquica: PS deu “uma grande cambalhota”

22 de abril de 2021
Grupo Parlamentar Eleições

O PSD acusou o PS de ter dado uma “grande cambalhota” e de ter invertido completamente as suas posições em relação à Lei Eleitoral Autárquica. A poucos meses da realização de eleições autárquicas, o Parlamento aprovou alterações à Lei Eleitoral, numa votação que, de acordo com Hugo Carneiro, revelou a total ausência de convicções por parte dos socialistas.

Numa declaração aos jornalistas no Parlamento após a votação, o deputado frisou que as convicções do PSD “não mudam em menos de um ano” e que foi isso que aconteceu com o PS, que “deu uma grande cambalhota e inverteu completamente as suas posições. O PS, em termos de convicções, tem uma posição zero.”

Segundo o deputado, os socialistas, no ano passado, concordavam com a posição do PSD que defende que a mesma pessoa não se pode candidatar simultaneamente à câmara, assembleia e freguesia. Contudo, agora os partidos inverteram completamente esta posição e reverteram essa decisão. “Isto tinha sido corrigido o ano passado na Lei Eleitoral e os partidos agora inverteram completamente esta posição”, criticou.

Hugo Carneiro sinalizou ainda como negativo que tenha sido chumbada a obrigatoriedade de os tribunais fiscalizarem a identidade e as assinaturas dos grupos de cidadãos eleitores, uma exigência que o PSD tinha feito.