Grupo Parlamentar do PSD quer respostas para “falência e caos” no Consulado de Buenos Aires

9 de agosto de 2022
Grupo Parlamentar consulados mne redediplomatica

O PSD acaba de apresentar uma pergunta ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, sobre os “graves problemas de funcionamento e atrasos nos serviços consulares”, em particular no Consulado português de Buenos Aires.

“No passado dia 1 de agosto, no sistema de agendamento deste posto consular – dia previsto para os agendamentos até o final de 2022 –, imediatamente surgiu a mensagem: ‘Atualmente, não há vagas disponíveis. Por favor, tente mais tarde’. Segundo a comunicação social, a secção consular reagiu referindo que ‘está ao corrente das dificuldades na marcação de agendamento’ e alegou que ‘trabalha com um quadro de pessoal reduzido devido à aposentação de um dos seus funcionários’, que ‘o elevado número de pedidos de agendamento é significativamente superior aos meios humanos disponíveis’ e que ‘o sistema de agendamentos não depende da Embaixada, mas do Ministério dos Negócios Estrangeiros’”, referem os deputados.

Os parlamentares do PSD denunciam que a “situação de falência e caos do atendimento consular não é só realidade em Buenos Aires, mas um pouco por todo o mundo”, sendo que “em todas as interpelações feitas até hoje pelo Grupo Parlamentar do PSD, o Governo referiu que iria resolver a situação com reforço de recursos humanos, de meios informáticos e manutenção do horário de funcionamento alargado nos postos consulares”. 

O PSD assinala que “a situação não é nova e nada se tem visto para que se altere”. “Episódios como longas filas de espera de várias horas, acumulação de agendamentos e com meses de antecedência, falta de pessoal e cansaço dos funcionários consulares, são situações como estas que mancham a imagem de Portugal e dos seus serviços públicos e que em nada dignifica a imagem do país. Acima de tudo, não é possível prestar um serviço digno às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo”, declaram.