Governo transformou a TAP num “pesadelo para os contribuintes”

22 de abril de 2021
Grupo Parlamentar TAP

O PSD lamenta que a “incapacidade, incompetência e impreparação” do Governo na gestão da TAP tenha tornado a empresa num “pesadelo para os contribuintes” e numa verdadeira “galeria de horrores”.

Com os resultados hoje conhecidos a revelarem prejuízos superiores a 1200 milhões de euros, Cristóvão Norte considera que estamos perante um “pesadelo para os contribuintes”. “Os portugueses já colocaram na TAP 1200 milhões de euros, no Orçamento de 2021 estavam previstos 500 milhões que foram reavaliados para 900 milhões. No cômputo geral, já é expectável que os portugueses assumam, quer em termos diretos ou indiretos, garantias na ordem dos 3,7 mil milhões de euros”, denunciou o deputado numa declaração no Parlamento.

Em simultâneo, apesar das promessas do Executivo, a TAP está sem Presidente da Comissão Executiva há nove meses e o plano de reestruturação da empresa, que o Governo prometeu que estaria concluído em fevereiro, continua sem existir.

Este incumprimento, frisa o social-democrata, “revela uma forma incapaz de tratar dos assuntos da TAP, penalizando os contribuintes sem oferecer garantias indispensáveis para assegurar que a empresa não se tornará mais um sorvedouro de dinheiros públicos”.

Cristóvão Norte acusou ainda o Executivo de ter transformado a TAP “numa coutada particular” quando, em 2016, decidiu renacionalizar a companhia aérea e, com essa opção, criar custos avultados para todos os portugueses.