“A Europa está em guerra e o Governo apresenta um Orçamento para tempos de paz”

2 de maio de 2022
Grupo Parlamentar Orçamento do Estado 2022

Ricardo Baptista Leite alerta que o Orçamento do Estado não reflete os tempos de guerra que vivemos. No debate na especialidade do Orçamento do Estado para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Vice-Presidente da bancada do PSD resumiu o documento numa frase: “a Europa está em guerra e o Governo apresenta um Orçamento para tempos de paz”.

Segundo o social-democrata, o Governo escreveu no texto do Orçamento que tem como prioridade “mitigar o choque geopolítico”, contudo, essa afirmação não encontra respaldo nas opções políticas e orçamentais.

Com o Ministro a admitir que este é um Orçamento de continuidade e uma política de continuidade, Baptista Leite recordou que “o mundo mudou” e que o governante não deixou “uma palavra sobre as mudanças geopolíticas graves que estão a acontecer, neste momento, no contexto europeu”.

Ricardo Baptista Leite lamentou, de seguida, que o Primeiro-Ministro continue sem visitar a Ucrânia para demonstrar, em nome dos portugueses, o apoio ao povo ucraniano e que Portugal continue sem ter uma embaixada a funcionar em Kiev. “Áustria, Bélgica, República Checa, União Europeia, França, Itália, Polónia, Eslovénia, Espanha, Turquia, Países Baixos, todos estes países já reativaram as suas embaixadas em Kiev. No mesmo sentido dos nossos aliados europeus, para quando prevê a reativação da embaixada portuguesa em Kiev e para quando prevê a deslocação do Primeiro-Ministro à Ucrânia”, questionou o social-democrata.