Duarte Pacheco: Orçamento não responde aos problemas estruturais do país

26 de abril de 2022
Grupo Parlamentar Orçamento do Estado 2022

O PSD considera que este não é o Orçamento que o país precisa. No início do debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2022, Duarte Pacheco frisou que “este é um mau Orçamento” e que “o país precisava de algo bem diferente e bem melhor”.

Para o coordenador do PSD na Comissão de Orçamento e Finanças, o documento “não responde aos problemas estruturais em termos de crescimento económico, de produtividade e de competitividade da nossa economia”. Aliado a isso, refere o deputado, o investimento previsto, excluído o PRR, ficará muito próximo ao realizado em 2015, o que significa que “não há uma aposta no investimento”.

Na audição do Ministro das Finanças, Duarte Pacheco lamentou que o documento apresentado pelos socialistas também não responda à crise provocada pela guerra na Ucrânia. “As medidas fiscais dirigidas às empresas são praticamente as mesmas que estavam no Orçamento de outubro. Há medidas para mitigar o efeito da inflação, mas o aumento da receita fiscal provocada pela inflação é superior. Ou seja, mesmo as medidas de apoio são inferiores ao acréscimo de receita.” Este cenário leva o deputado a concluir que “o Governo está a ganhar receita e folga com a inflação”.

Em sentido contrário, adianta o social-democratas, os portugueses estão a perder dinheiro: “com a não atualização salarial as pessoas vão perder, pelo menos, meio salário ao fim do ano”, afirmou o deputado. Esta realidade, lembra Duarte Pacheco, contraria uma das principais promessas feitas pelo PS durante a campanha eleitoral, a de que pretendia melhorar o rendimento das famílias.