Covid-19: Apesar dos alertas do PSD, Governo continua a reagir em vez de prevenir

28 de maio de 2021
Grupo Parlamentar Infarmed Covid-19

Ricardo Baptista Leite lamenta que, mais uma vez, a inação do Governo leve a que o nosso país tenha de reagir à situação pandémica preocupante que afeta a Região de Lisboa, em vez de ter atuado proactivamente.

Refere o deputado que a Região de Lisboa regista, neste momento, um RT superior a 1, que um em cada quatro casos em Lisboa não tem ‘link’ epidemiológico e que há uma disseminação comunitária da variante indiana. Para o Vice-Presidente da bancada do PSD, estamos perante mais um caso em que “se devia ter testado mais antes, mas que agora temos de reagir perante uma situação preocupante.”

No final da reunião dos especialistas no Infarmed, Baptista Leite afirmou que os sociais-democratas saíram da reunião com a mesma convicção com que entraram, ou seja, que “é fundamental tudo fazer para salvar o verão e preparar o inverno”, adiantando o parlamentar que a “melhor arma” para avançar para uma vivência endémica do vírus é continuar a apostar na vacinação.

O deputado defendeu ainda a introdução de mais variáveis na matriz de risco, embora concorde com os especialistas que se devem manter como “indicadores base”. “A posição dos especialistas é sensata, mas temos de incluir outras variáveis, como a vacinação, a positividade dos testes, ou a ligação epidemiológica entre os casos”, defendeu.

A terminar, Baptista Leite deixou um alerta em relação ao Reino Unido. Avisa o deputado que o Reino Unido “vai reavaliar muito em breve se Portugal continuará na lista verde” como destino turístico, o que dependerá da capacidade de o país controlar a pandemia. “Neste momento, Portugal está numa situação mais negativa que outros países europeus, seria importante inverter a situação”, afirmou.