Fernando Nogueira

Presidente do PSD: 19 de fevereiro 1995 a 31 de março 1996

Presidente do GPPSD: 6 de novembro 1996 a 3 de novembro 1999

Biografia

Licenciou-se e lecionou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, exercendo também a profissão de advogado.

Militante destacado do Partido Social Democrata, foi membro dos governos de Aníbal Cavaco Silva, entre 1985 e 1995, onde exerceu os cargos de Ministro-Adjunto, Ministro dos Assuntos Parlamentares, Ministro da Presidência, Ministro da Justiça e Ministro da Defesa.

A 25 de janeiro de 1995, Cavaco Silva anuncia a não recandidatura a líder do PSD e a primeiro-ministro nas eleições legislativas marcadas para outubro.

Fernando Nogueira vence a eleição para a liderança no XVII Congresso do PSD, reunido no Coliseu de Lisboa, de 17 a 19 de fevereiro de 1995 (Décimo líder do Partido). A moção de estratégia que apresenta reafirma que se os sociais-democratas foram capazes de vencer tão difíceis desafios no passado, "muito mais capazes" serão de vencer "os desafios do futuro".

A 16 de janeiro de 1996, na sequência da derrota do PSD nas eleições legislativas e da mudança de ciclo político, demite-se da presidência da Comissão Política Nacional do PSD. O XVIII Congresso Nacional do PSD é antecipado para março, onde Marcelo Rebelo de Sousa é eleito.