1.º Encontro Distrital de Coimbra do CEN debateu o conceito de Defesa Nacional

7 de julho de 2021
CEN cen defesanacional forcasarmadas portugal

O 1.º encontro distrital de Coimbra do CEN, dedicado à Defesa Nacional, realizou-se no sábado, dia 26 de junho de 2021. A discussão do conceito de Defesa Nacional, após as exposições dos elementos do CEN de Coimbra e da direção nacional, para a qual também contribuíram os independentes presentes (incluindo ex-oficiais generais das Forças Armadas), permitiu alertar para os problemas atuais de um mundo multipolar, tecnológico, muito competitivo, pouco cooperante, inserido num mundo interligado em rede e em “big data”. 

De acordo com os participantes, estes problemas são pouco analisados na sociedade portuguesa, caraterizada pela desmotivação crescente da juventude em contribuir e entender a importância da Defesa Nacional. “Não é só reclamar aleatoriamente e emigrar. O importante é discutir o que Portugal precisa, com uma estratégia de Defesa adequada, estruturada e otimizada para os recursos existentes”, defenderam os oradores. 

O CEN de Coimbra apontou ainda vários caminhos para a “logoterapia” e a regeneração da combatividade nacionais, que permitam gerar novas forças de coesão. Entre elas, poderá estar o renascimento do serviço militar obrigatório, numa componente essencialmente cívica, em que a solidariedade e partilha geracional permita, a longo prazo, visualizar um futuro melhor.  

Esta iniciativa teve como oradores António Campos Gil, José Leandro Campos, Wander Carvalho e João Paulo Barbosa de Melo. Ângelo Correia, coordenador nacional da secção de Defesa Nacional, moderou o encontro, que contou ainda com a participação online de Joaquim Miranda Sarmento, presidente do CEN.

defesa forças armadas