PSD questiona Governo sobre a situação dos helicópteros KAMOV

O Grupo Parlamentar do PSD entregou uma pergunta ao Governo em que questiona o Ministro da Administração Interna e Ministro da Defesa sobre a situação dos helicópteros KAMOV. 

O PSD considera que, “numa altura em que o Governo anuncia a aquisição de novas aeronaves para integrarem a frota de meios aéreos próprios do Estado”, “é importante saber qual a situação atual e futura dos Kamov que se encontram parados, designadamente se o Estado pretende, ou não, repará-los a fim de os tornar operacionais”. 

Os social-democratas relembram que “em 18 de dezembro de 2019, o Ministro da Administração Interna respondeu a uma Pergunta do PSD dizendo que a decisão sobre a reposição das condições de voo dos helicópteros Kamov estavam a ser avaliadas pelo Grupo de Trabalho de acompanhamento da reforma de gestão dos meios aéreos, criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 139/2018, de 23 de outubro” e que “passados quinze meses acreditamos que o Governo já possua uma resposta, a qual desconhecemos, que lhe permita decidir sobre o futuro destes helicópteros”. 

O PSD questiona:
- Qual é a situação atual dos helicópteros Kamov que se encontram estacionados no hangar de Ponte de Sor?
- Foi elaborado algum estudo acerca do custo/benefício sobre o arranjo dos Kamovs versus o aluguer/aquisição de novas aeronaves?   
- O Governo já tomou alguma decisão sobre qual o rumo a dar a estas aeronaves, nomeadamente se vai os recuperar, alienar ou simplesmente abater?