PSD questiona Governo sobre a não inclusão de doentes com patologias raras que comprometem as vias respiratórias, menores de 50 anos, na 2ª fase de vacinação

O Grupo Parlamentar do PSD entregou uma pergunta ao Governo em que questiona a Ministra da Saúde sobre a não inclusão de doentes com patologias raras que comprometem as vias respiratórias, menores de 50 anos, na 2ª fase de vacinação.
No documento, o PSD refere que, “no seguimento de alguns contactos de associações que representam doentes com patologias raras que comprometem as vias respiratórias, entre elas, a Fibrose Quística, vem o GPPSD questionar o critério que esteve na origem da não inclusão dos menores de 50 anos na lista de grupos prioritárias na 2ª fase de vacinação, estando remetidos para a listagem final juntamente com aqueles que não têm patologias”.

“A pretensão destas entidades é que a Direção Geral de Saúde e a Comissão Técnica de Vacinação para a Covid-19 reconsiderem a readaptação do plano de vacinação passando a integrar na 2° fase de vacinação os doentes com estas patologias raras do foro respiratório, com idades inferiores a 50 anos, à semelhança do que já acontece em muitos países europeus e na maioria dos estados dos Estados Unidos e é recomendado pelo Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC)”, lê-se.

O Grupo Parlamentar do PSD “subscreve a pretensão destas entidades, considerando que tal readaptação não obrigaria a uma grande disponibilidade extra de vacinas e permitiria aumentar exponencialmente a probabilidade destes doentes, extremamente frágeis onde o vírus mais ataca, não contraírem a doença”.