SIS: Ou o Primeiro-ministro demite João Galamba ou demite-se do país

1 de junho de 2023
PSD SIS comissaodeinqueritotap

“Não pode haver duas verdades: ou o Primeiro-ministro mentiu ou o Ministro João Galamba mentiu”, afirmou esta quinta-feira Hugo Soares, Secretário-Geral do PSD, em reação às respostas dadas pelo Primeiro-ministro às 15 perguntas enviadas pelo PSD sobre a ação do SIS na recuperação de um computador do Ministério das Infraestruturas.

Na Sede Nacional do PSD, Hugo Soares referiu também que o Primeiro-ministro desmentiu o Ministro João Galamba, “contrariando o que este disse na Comissão Parlamentar de Inquérito e aos portugueses”.  

“O Primeiro-ministro acusou hoje o Ministro João Galamba de ter permitido que um membro do seu gabinete tivesse acesso a matéria classificada sem estar credenciado para esse efeito”, acusou o social-democrata destacando que “António Costa passou um atestado de incompetência ao Ministro João Galamba”.


Para Hugo Soares, este Governo “está enredado num conjunto de mentiras, desmentidos e jogos de palavras que abalam o prestígio das instituições”.

Face às respostas hoje dadas por António Costa, das duas uma: “ou Primeiro-Ministro demite imediatamente o Ministro João Galamba a quem imputou ter mentido ao parlamento e ao país, ter sido incompetente e negligente para preservar documentos classificados” ou, podemos concluir, que António Costa demitiu-se do país, “porque permite tudo sem retirar responsabilidades políticas”.