Rui Rio: “objetivo de António Costa não é ganhar o Porto, é dificultar uma vitória do PSD”

17 de maio de 2021
PSD autarquicas2021 Porto vladimirofeliz

Rui Rio acusa o PS de desistir de ganhar a Câmara Municipal do Porto e ir a jogo apenas “com a equipa de reservas”. 

Na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz à Câmara Municipal, no salão nobre da Alfândega do Porto, esta sexta-feira, Rui Rio disse que o PS ainda não apresentou o seu candidato, porque “o principal objetivo de António Costa não é ganhar o Porto, é dificultar ao máximo uma possível vitória do PSD”. 

“Nestas eleições do Porto em 2021, o PSD tem uma responsabilidade acrescida. O PS desistiu de ganhar o Porto, porque António Costa, na prática, apoia Rui Moreira [independente e atual presidente da Câmara] e, por isso, o PS nesta eleição vai apenas fazer figura de corpo presente”, afirmou.

Para Rui Rio, “era mais transparente que o PS resolvesse frontalmente dar o seu apoio [a Rui Moreira], tal como já outros partidos o fizeram, do que se esconder atrás de uma candidatura fraca”.
 

“Quando eu era miúdo, dizia-se: jogar com uma equipa de reservas. Mas é assim, porque falta coragem e frontalidade ao PS”, expressou.

Rui Rio considera que recai “sobre o PSD a responsabilidade de derrotar um emaranhado de interesses partidários, diretos e indiretos, que sob a capa de uma pseudo-independência se candidata à Câmara Municipal do Porto”.

Rui Rio: “Vladimiro Feliz é competente, trabalhador, sério e leal”
Sobre Vladimiro Feliz, Rui Rio garantiu que o PSD tem “por todo o país excelentes candidatos”, sendo que alguns têm notoriedade pública e outros o reconhecimento local e “o candidato do Porto não é exceção”.

“É um candidato que tem o reconhecimento local. Se forem ao Algarve não o conhecem na rua, é verdade. Se forem a Bragança não o conhecem na rua. Mas no Porto, quem está atento ao que foi feito na cidade, conhece o candidato que temos porque ele já deu provas, já mostrou que é capaz”, apontou.

O líder do PSD salienta que o candidato “conhece bem a cidade”, tem uma visão para o futuro e obra feita, destacando vários projetos, nomeadamente os ligados à área digital. “É competente e sabe gerir a cidade. Não vai fazer das ruas uma floresta de pilaretes, nem vai destruir o trânsito com ciclovias mal desenhadas. É trabalhador. Não quer ser presidente do Porto por vaidade, quer trabalhar pelo Porto, quer estar presente no quotidiano dos portuenses, vai preocupar-se mais em trabalhar do que aparecer constantemente na televisão”, acrescentou. 

Rui Rio referiu ainda que o candidato do PSD à Câmara do Porto “é sério e leal”. “Durante os sete anos em que teve poder na Câmara nunca se aproveitou do lugar de vice-Presidente ou de vereador para fazer negócios em seu benefício pessoal ou da sua família. O Vladimiro Feliz é confiável. É leal, não atropela os outros para chegar onde quer”, assinalou.

Por sua vez, Vladimiro Feliz defende uma cidade onde valha a pena “estudar, trabalhar e investir”. “Não queremos, só, uma cidade para inglês ver, queremos uma cidade para o portuense viver, estudar, trabalhar e investir”, sublinhou.

Lamentou a má gestão das “negociações com Lisboa em questões fundamentais para o Porto, como seja o dossier TAP ou o INFARMED”. “Ficar a meio é não se entregar por inteiro aos assuntos da cidade”, apontou.

Vladimiro Feliz entende que o Porto “precisa de novas abordagens e novas disciplinas para pensar o desenvolvimento urbano de uma forma integrada, ecológica, inteligente e sustentável”, referindo que “o paradigma mudou e o Porto, tem por isso, de saber responder ao presente e preparar o futuro, potenciando o que existe, desenhando a cidade a partir das pessoas e para as pessoas”.

Vladimiro Feliz assegurou “uma verdadeira resposta de combate ao abandono escolar”, bem como “privilegiar a qualificação, a geração de emprego, a autonomia e dignidade pessoal dos cidadãos” e, entre outros temas, destacou a aposta “numa estratégia de mobilidade de nova geração, pensada a partir da procura, que garanta níveis de serviço que façam do transporte publico uma verdadeira opção para os portuenses”.