Rui Rio: “O País precisa de reformas estruturais que rasguem horizontes” aos portugueses

27 de agosto de 2021
PSD #reformas #sistemapolitico #justica #revisaoconstitucional #estatutos #psd

Esta sexta-feira, em Lamego e perante os candidatos autárquicos do concelho, Rui Rio defendeu que “o país precisa de reformas estruturais que rasguem novos horizontes às pessoas”, mas o Partido Socialista “não tem vontade” de as fazer. 

“Não querem porque não lhes interessa mudar aquilo que está configurado à sua semelhança, ou seja, o sistema em que nós hoje vivemos é um sistema que se confunde com o próprio PS”, referiu. 
O Partido Socialista apenas quer fazer as mudanças para que “tudo fique na mesma”. “É a mudança necessária para tudo ficar na mesma, porque a mudança para mudar mesmo o país e para rasgar horizontes às pessoas nunca quererá o PS fazer”, sublinhou o líder social-democrata.
 
Rui Rio também lamentou o desequilíbrio que é cada vez mais evidente em Portugal, quando se compara o interior com o litoral, e apelou aos autarcas que lutem contra o “excesso de concentração e de centralização” em Lisboa e Porto.
 
“É um país que, cada passo que dá, se tem vindo a desequilibrar cada vez mais”, disse acrescentando ainda que “já nem sequer podemos dizer que há um desequilíbrio entre o interior e o litoral, porque há já no litoral concelhos que têm quase os mesmos problemas do interior, tal é a concentração e a centralização que existe na área metropolitana de Lisboa e um pouco na área metropolitana do Porto”.
Na sua opinião, se há uns anos se dizia que Portugal “era um país desequilibrado entre o litoral e o interior”, hoje a situação é pior e mesmo as verbas do PRR (“bazuca”) não preveem esta situação: “em prol do interior, do reequilíbrio do país, pode haver muita conversa, mas ações em concreto não há”, como é o caso do PRR não ter nada previsto para o distrito de Viseu.
O terceiro dia da pré-campanha social-democrata para as Eleições Autárquicas de 26 de setembro decorre no distrito de Viseu. Resende, Lamego e Vila Nova de Paiva são os concelhos escolhidos.
O PSD está mobilizado para o próximo desafio eleitoral. Está nas suas mãos. Está nas mãos de todos.