Rui Rio: gastos com a presidência do Conselho da União Europeia “envergonham” Portugal

8 de março de 2021
PSD 2021portugaleu presidenciaportuguesa2021 ue despesismo

Rui Rio considera que os gastos de oito milhões de euros em contratos celebrados pelo Estado com empresas no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, a confirmarem-se, são motivo de vergonha e “retira-nos respeitabilidade”. “A ser verdade, envergonha-nos a todos e retira-nos respeitabilidade”, escreveu o Presidente do PSD, através da sua conta pessoal no Twitter

Para Rui Rio, o Executivo socialista está assim “a dar uma triste oportunidade para o holandês Jeroen Dijsselbloem esboçar um sorriso sarcástico”, quando, o então presidente do Eurogrupo, na qualidade de ministro das Finanças da Holanda, acusava  os países da Europa do Sul de gastarem “em bebidas e em mulheres e depois pedirem ajuda” para combater a crise das dívidas soberanas.

Em causa, está a notícia do jornal europeu “Politico”, sobre contratos de oito milhões de euros adjudicados pelo Estado português, nomeadamente para a compra de vinhos, brindes, camisas, fatos para motorista e lenços de seda para senhora. O “Politico” refere-se mesmo a uma “presidência-fantasma”, de preparação de eventos presenciais que não aconteceram por causa da pandemia.