PSD e PP espanhol planeiam cimeira conjunta

30 de março de 2023
PSD cimeirapsdpp portugaleespanha Europa

O Presidente do PSD e o líder do PP espanhol ponderam realizar uma cimeira conjunta, porque, considera Luís Montenegro, Portugal e Espanha “não se podem resignar a uma situação de periferia na Europa”.

O líder do PSD recebeu esta quarta-feira, em Lisboa, e jantou com Alberto Núñez Feijóo. “Foi uma reunião que correu muito bem, muito profícua. Tivemos oportunidade de partilhar reflexões económicas, sociais e políticas dos dois países e do que podemos fazer unidos para contrariar um ciclo de empobrecimento que se passa nos dois lados da fronteira”, afirmou Luís Montenegro.

No encontro, foi abordada a “situação muito difícil de pessoas e empresas” nos dois países e a perda de competitividade “para outras geografias da Europa, designadamente a Leste”.

“Acertámos algumas agulhas relativamente a questões que têm a ver com a energia, com as interconexões com o resto da Europa, com as questões doso transporte e da mobilidade, em especial da ferrovia, e também a necessidade de tiramos mais proveito do potencial que temos de ligação à América do Norte e à América Latina e também a África”, detalhou o Presidente do PSD.

“Temos de recentrar os nossos objetivos estratégicos”, acrescentou.

Depois de receber o líder do PP espanhol em Lisboa já por duas vezes, o Presidente do PSD deverá deslocar-se em breve a Madrid. “Nós estamos a pensar em fazer uma cimeira conjunta para partilhar a evolução dos vários dossiês conjuntos (…) É importante que, quer Portugal quer Espanha, não se resignem a uma situação de periferia relativamente às questões europeias”, acentuou.

Para o Presidente do PSD, os dois países estão hoje “mais longe do centro de decisão do que no passado”, apontando como objetivo ter “uma frente mais articulada e coordenada para vencer alguns dos desafios que temos pela frente”.

O PSD e o PP fazem parte da família política, o Partido Popular Europeu (PPE).