Inovação permite criar riqueza e reter talento

17 de janeiro de 2023
PSD inovacao tecnologia retertalento

Luís Montenegro defende a aposta em inovação tecnológica em “articulação” entre autarquias, universidades e empresas, de forma a potenciar “a criação de riqueza” e reter talento em Portugal. 

Após uma visita ao Biocant Park, em Cantanhede, no segundo dia da iniciativa “Sentir Portugal em Coimbra”, esta terça-feira, o Presidente do PSD afirmou que é preciso “aproveitar os instrumentos de inovação que saem” das universidades. 

“O Biocant é um centro de investigação e de conhecimento, que é um excelente exemplo daquilo que pode ser a alavancagem de um país moderno, que cria valor, cria riqueza e retém talento através da conjugação de várias vontades. Este centro nasceu no âmbito da autarquia local, ou seja, é um primeiro pilar que é preciso destacar, a importância que os municípios podem ter na captação de investimento e em apontar estratégias de desenvolvimento”, afirmou.

Luís Montenegro aponta como “um dos grandes desígnios” dos decisores o incentivo para “retermos os nossos jovens e não estamos expostos apenas ao que se faz no estrangeiro”. “Temos uma geração que é altamente qualificada e que, muitas vezes, não tem a oportunidade de pôr a sua qualificação e o seu conhecimento ao serviço do seu país e vai para o estrangeiro à procura de uma oportunidade”, disse.

Para o Presidente do PSD, é fundamental que “os poderes públicos e o Estado em particular não atrapalhem e não criem dificuldades”.