Doutor António Costa, esta é a sua hora

25 de janeiro de 2023
PSD conselhonacionaldopsd governodeportugal

Luís Montenegro desafia o Primeiro-Ministro a assumir a responsabilidade de governar o país. “Doutor António Costa, esta é a sua hora. Esta é a hora do doutor António Costa mostrar o que vale. Esta não é a hora dos arranjinhos do Parlamento, com o PCP e o Bloco [de Esquerda]. Esta não é a hora de ir à procura de uma maioria absoluta, que já tem. Esta é a hora de dizer e demonstrar ao país que ainda é merecedor da tarefa que o povo lhe atribuiu de governar o país e que ainda está a tempo de recomeçar a governação (…) e que esteve na base da confiança que recebeu. Doutor António Costa, esta é a sua hora”, afirmou.

No discurso de abertura do Conselho Nacional, esta quarta-feira, Luís Montenegro referiu que, se António Costa “não estiver à altura da sua hora, o país terá mecanismos para poder atalhar caminhos”.

Nesse sentido, frisou Luís Montenegro, “o PSD é sempre alternativa, e alguém que é líder do PSD está sempre preparado para ser Primeiro-Ministro”.

“No dia em que concluirmos que o Governo não tem condições para prosseguir, não vamos a correr ver quem chega primeiro, não vamos com manobras de diversão. Nós vamos ao senhor Presidente da República e dizer por A, mais B ou mais C, por que é que a realidade política, social e económica do país reclama uma interrupção da legislatura. Se esse dia chegar, nós assumiremos essa responsabilidade”, acrescentou.

O Presidente do PSD considerou, ainda, que é “natural que a oposição chame a atenção para os erros da governação”, mesmo que isso incomode “a máquina de propaganda do PS e do Governo”. “Não me intimidam nem intimidam o PSD. Estamos aqui para lutar por Portugal até à última gota do nosso esforço”, salientou.

Luís Montenegro criticou o Governo por andar “a prometer obras e milhões” e de estar a imitar a iniciativa “Sentir Portugal”, através do périplo “Governo Mais Próximo”. “Quando o Governo copia, imita, o PSD normalmente está a fazer coisas bem feitas”, disse.

Os conselheiros nacionais do PSD aprovaram por unanimidade o Relatório e Contas de 2021 e o orçamento do partido para 2023.