Vila Nova de Foz Côa: população da Horta está sem médico de família há ano e meio

1 de abril de 2021
Grupo Parlamentar medicodefamilia Saúde sns vilanovadefozcoa

Carlos Peixoto, deputado do PSD eleito pela Guarda, acaba de questionar o Governo sobre a falta de médico de família nas extensões de Saúde de Freixo de Numão e da Sequeira (freguesia da Horta), no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Esta situação arrasta-se desde outubro de 2019.

Numa pergunta à ministra da Saúde, esta quinta-feira, o deputado assinala que “estas freguesias e as limítrofes, que correspondem a cerca de metade da população do concelho de Vila Nova de Foz Côa, estão, pois, com serviços de saúde condicionados, para não dizer inexistentes, o que é inaceitável e representa uma discriminação de portugueses que merecem os mesmos cuidados dos seus concidadãos”.

Para o deputado do PSD, “a pandemia veio ainda agravar mais a situação destas populações, que ficaram privadas e limitadas nos horários de transportes públicos, afastando-as irremediavelmente de cuidados de saúde de proximidade”. 

“O recurso ao centro de saúde de Vila Nova de Foz Côa, que dista largos quilómetros das freguesias em questão, não se revela uma solução justa nem exequível para uma população maioritariamente envelhecida, com dificuldades de locomoção, com recursos económicos deficitários e com condições muito débeis de saúde”, observa o deputado.

O parlamentar lembra que a esta carência já foi comunicada às entidades locais de saúde, mas a resposta que foi dada constitui de “uma leviandade e de um baixar de braços que não se pode levar a bem”. Além disso, a informação recebida quer pelo Município quer pela Junta de freguesia respetiva é de que já estaria destacado um médico de família para estas extensões de saúde, mas que o mesmo se encontrava em baixa médica (como ainda se encontra) e não podia ser substituído.

“Essa justificação não é razoável nem se apoia em nenhuma regra vigente, e torna-se até provocatória quando se trata de assuntos muitos sérios que jogam com a integridade física e com a vida de pessoas. As extensões de saúde de Freixo de Numão e da Sequeira necessitam com urgência de um médico de família presente, e não ausente”, conclui.

O PSD pergunta:
1) Tem o Ministério da Saúde conhecimento da situação acima relatada?
2) Está ou não destacado um médico de família para as extensões de saúde em causa?
3) Enquanto esse médico estiver impossibilitado de exercer com efetividade as suas funções, que soluções concretas equaciona a senhor ministra para assegurar a prestação de cuidados de saúde nestas extensões do concelho de Vila Nova de Foz Coa? 

4) Concorda, resigna-se e, conforma-se perante a informação de que o médico destacado não pode ser substituído, ou fará tudo para encontrar um outro que passe a prestar de imediato esses cuidados?