Joaquim Miranda Sarmento: OE23 representa a continuação de uma política económica e social errada

17 de outubro de 2022
Grupo Parlamentar OE23

O Orçamento do Estado para 2023 traz “um aumento da receita fiscal. O Governo limita-se a tapar buracos, não tem uma linha de rumo e uma estratégia e não diz como vamos pôr o País a convergir com a União Europeia. Também não melhora a qualidade de vida dos portugueses”, afirmou hoje Joaquim Miranda Sarmento, no arranque das jornadas parlamentares do PSD.
 
Dedicadas precisamente ao OE para 2023, o líder parlamentar do PSD iniciou os trabalhos enumerando as principais marcas deste documento, apresentado pelo Governo de António Costa. Segundo Miranda Sarmento, este Orçamento representa:
1.    O empobrecimento;
2.    A falta de crescimento económico;
3.    A voracidade fiscal:
4.    A degradação dos serviços públicos;
5.    A falta de cumprimento de promessas;
6.    O aumento da dependência do Estado;
7.    Uma falta de reformas estruturais. 
 
Tal como o líder parlamentar ressalvou, o país está “estagnado” e a nossa economia continua a ter “baixa competitividade”, pelo que esta proposta de orçamento representa a “continuação de uma política económica e social errada, que leva o País a divergir da União Europeia”. 
 
Para os social-democratas, o caminho continua a ser “dar mais e melhor qualidade de vida aos portugueses” e, no Parlamento, os próximos dois dias vão ser marcados por uma discussão, com membros da sociedade civil, de várias matérias ligadas à proposta orçamental.
 
Amanhã, o encerramento está a cargo do Presidente do PSD, Luís Montenegro.