Inquérito Novo Banco: PSD apresenta propostas com “seriedade, factualidade e equilíbrio” para alterar um relatório “enviesado”

23 de julho de 2021
Grupo Parlamentar CPI Novo Banco

O PSD apresentou esta sexta-feira um conjunto de propostas de alteração às conclusões do relatório da comissão de inquérito (CPI) ao Novo Banco, da autoria do Partido Socialista. Em conferência de imprensa no Parlamento, Duarte Pacheco considerou que o relatório preliminar “não tem emenda”, acusando o PS de “não estar preocupado com a verdade”.
“O que não tem emenda não vale a pena apresentar alterações. Vamos só apresentar propostas para as conclusões”, disse o coordenador social-democrata na CPI do Novo Banco, acrescentando que as “várias dezenas de propostas de alteração” que o PSD apresenta “visam introduzir seriedade, factualidade e equilíbrio” a um relatório que está “enviesado”.
“Pretendemos que estas conclusões possam vir a ser aprovadas. Estão escritas em linguagem factual para que outros partidos se revejam nelas. Não temos grande esperança que o PS se reveja porque a sua preocupação não é a verdade”, criticou Duarte Pacheco.
Na conferência de imprensa na Assembleia da República, em que participaram os deputados do PSD na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, o deputado social-democrata acusou ainda o PS de utilizar este relatório para tentar “esconder as suas responsabilidades” desde que chegou ao Governo
Considerando que “a falta de rigor que é transversal a todo o relatório”, o PSD aponta, entre os exemplos do que “não tem emenda” no capítulo referente ao apuramento dos factos valores errados, parcialidade - deputados do PS são repetidamente citados e nenhum deputado do PSD ou do CDS é citado - e até confusão entre siglas e nomes.
Na perspetiva de Duarte Pacheco, o “PS quis tratar do passado” com o objetivo de “desvalorizar e esconder aquilo que são as suas responsabilidades” em relação ao Novo Banco desde que assumiu a governação em Portugal.