Educação: Sem uma recuperação das aprendizagens as desigualdades entre os alunos vão agravar-se

7 de maio de 2021
Grupo Parlamentar Educação Covid-19

O PSD insiste na importância de se fazer um levantamento da dimensão da perda de aprendizagens, causada pela pandemia, e de se implementarem medidas para a sua recuperação.

Na audição parlamentar sobre a recuperação das aprendizagens, requerida pelo Grupo Parlamentar do PSD, Cláudia André recordou que, desde março de 2020, as famílias viram-se forçadas a adaptar meios, comportamentos e rotinas, os professores pressionados a atualizar metodologias e equipamentos e a escolas a reinventarem-se para corresponderem às inúmeras exigências.

Tudo isto, adianta a deputada, numa realidade em que “o parque informático da maioria das escolas é deficitário e/ou obsoleto, em que a conectividade de muitas regiões é quase inexistente, e onde 47% da população não terminou o secundário”. Face a estes dados, à semelhança do que admitem várias entidades, Cláudia André frisou que “o impacto do encerramento das escolas não foi o mesmo para todos os alunos portugueses.”

Existe um evidente alargamento das desigualdades entre os alunos, aumentando o risco de abandono e o retrocesso irreversível por parte dos alunos mais vulneráveis. Apesar de professores e pais terem realizado um trabalho notável, sabemos hoje que a sala de aula é o melhor lugar para os alunos aprenderem”, referiu a deputada.
Em virtude este agravamento das desigualdades, Cláudia André adianta que “a reabertura das escolas deveria ter sido acompanhada por um compromisso plenamente assumido em que conferir um plano de recuperação de aprendizagens, uma estratégia para a mitigação das desigualdades das condições de partida, de forma a que nenhum aluno fosse deixado para trás”.

Contudo, após 2 confinamentos, 2 encerramentos de escolas e mais de 14 meses decorridos “não é conhecida a dimensão da perda de aprendizagens, não existiu um plano dirigido aos alunos mais vulneráveis, não é conhecido nenhum plano excecional de recrutamento ou formação de professores”. Perante esta realidade, Cláudia André apela ao Governo para dê o mais rapidamente possível uma resposta para a minimização destes problemas.