Educação: alunos não atingiram as metas de aprendizagem. Governo continua sem um plano de recuperação.

31 de março de 2021
Grupo Parlamentar Educação

O PSD confrontou o Ministro da Educação com os resultados do diagnóstico feito pelo IAVE aos impactos do primeiro confinamento nas aprendizagens dos alunos. Na audição do Ministro no Parlamento, Cláudia André alertou que este estudo concluiu que metade dos alunos aferidos não atingiu as competências mais básicas e recordou que o PSD, em julho de 2020, já tinha questionado o Governo sobre o que estava a ser feito para recuperar estes atrasos.

“Como será possível aferir e criar estratégias de recuperação quando o diagnóstico só é feito no início do terceiro período? Ou seja, o Governo não conseguiu dar respostas aquando dos confinamentos e também não teve respostas preparadas para quando saímos do confinamento”, lamentou a social-democrata.
Segundo Cláudia André, o Governo falhou nas orientações e na preparação de um plano de recuperação e se não fosse a competência revelada pelas escolas e pelos professores a situação seria muito pior.

A deputada recordou ainda as promessas do Governo que continuam sem ser concretizadas, nomeadamente a que está relacionada com a entrega de computadores. De acordo com Cláudia André, há sensivelmente 3 meses o Ministro “prometeu 335 mil computadores até final de março, já chegaram às escolas? Não, não chegaram”, garantiu.
 
Ilídia Quadrado quis saber se o Ministro pretende adotar a recomendação do PSD que defende a antecipação da testagem de professores, funcionários e alunos para a semana antes do início das aulas do 3º período. Esta antecipação, afirma a deputada, tem por objetivo prevenir a propagação do vírus e seria muito pertinente por forma a diminuir a probabilidade de contágios.

A deputada questionou ainda ao governante qual a razão para professores e auxiliares do pré-escolar e 1º ciclo das IPSS terem, numa fase inicial, ficado de fora a lista de profissionais de educação a vacinar.