Duarte Marques e Pablo Casado debatem Programa de Recuperação e Resiliência em conferência europeia

22 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar Assuntos Europeus

O Deputado do PSD Duarte Marques participou esta segunda-feira numa conferência sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, integrada na Semana Parlamentar Europeia 2021 organizada pelo Partido Popular Europeu (PPE). Além de Duarte Marques, participaram na conferência o líder do Partido Popular espanhol, Pablo Casado e a Vice-Presidente do PPE, Esther de Lange.

No encontro, o deputado e membro da Comissão de Assuntos Europeus destacou que “este programa é uma oportunidade que não devemos desperdiçar e utilizar para os investimentos estruturantes certos, não para propaganda eleitoral ou para acentuar ainda mais as desigualdades regionais ou esconder erros passados dos Estados Membros. É necessária máxima transparência e total exigência”, frisou.

Segundo o social-democrata, o Plano de Recuperação e Resiliência deverá orientar a recuperação económica da UE, disponibilizando recursos aos Estados-Membros, permitindo-lhes apoiar os cidadãos e empresas que mais sofreram em consequência da atual crise. Agora que não há tempo a perder, “cabe aos Estados-Membros acelerar o processo de ratificação, de forma a permitir o aumento dos recursos próprios da União, condição essencial para a emissão de obrigações e o financiamento da recuperação.”

Esta reunião permitiu ainda uma troca de pontos de vista aberta com membros dos parlamentos nacionais e deputados europeus, sobre o processo de ratificação da Decisão sobre Recursos Próprios e sobre a preparação dos planos nacionais de recuperação e resiliência.